HORA DE OPINAR!
Após assistir aos dois filmes indicados na sequência de atividades divulgadas, no dia 07 de maio, agora, é hora de opinar.
Escreva seu comentário dividido em dois parágrafos:
no primeiro, referente a Literatura, faça uma análise entre os filmes e o nosso tema LITERANDO O SERTÃO BRASILEIRO;
no segundo, referente a Biologia, estabeleça um paralelo buscando identificar, no filme, características do sertão e do sertanejo vistas nas imagens e descrições do Museu do Sertão de Petrolina.
Não se esqueça de colocar o nome completo e a série/turma/turno ao final da postagem, a qual deve ser feita a partir do dia 18/05 até o dia 12/06.
OBS.: Essa atividade é apenas para as turmas do 3º ano do Ensino médio.

Ansiosa para ver o resultado desse trabalho.
ResponderExcluirOs filmes "Abril despedaçado" e " O caminho das nuvens", são uma representação de fatos que realmente acontecem no Sertão, onde a seca castiga, a dificuldade está presente diariamente, a fome dói, e a fé enche os corações dos sertanejos de esperança de se ter uma vida melhor na cidade grande. Diante de todos os problemas vividos, a arte e a literatura está presente e encanta, gestos simples como cantar, observar um espetáculo, e folhear um livro mesmo sem saber ler, exercita a mente para se criar histórias, da sentido, ritmo e cor a vida sofrida do interior.
ResponderExcluirO bioma que predomina é a caatinga. A flora é adaptada ao clima seco do lugar, e os mandacarus,xiquexiques, Juazeiros e muitas outras vegetações tomam conta da paisagem. Os sertanejos tem um modo de vida simples e suado, estando presente o cangaço, a caça, o artesanato e a religião. Possui uma fauna que abriga espécies de mamíferos, aves, anfíbios, répteis, peixes, que estão muito bem representados no nosso Museu do Sertão, que é riquíssimo em informações sobre a cultura de nosso Sertão Brasileiro.
Aluna: Ana Clara Carvalho Santos
Série: 3° ano U Matutino
Os filmes "O caminho das nuvens" e "Abril despedaçado" mostra o que realmente acontece no Sertão brasileiro, onde não tem o que comer, a dificuldade no dia a dia de pelo menos sobrevive seca, a dificuldade de não ter nem o que beber direito é tá bem a esperança dos sertanejos de ir para a cidade grande conseguir uma vida melhor. Algumas das cenas mostra algumas características, as artes e a literatura. O modo de falar, os gestos e os cantos que mesmo na maior dificuldade encantam a história do sertão.
ResponderExcluirO bioma como se pode ser visto nos filmes é caatinga. Os sertanejos vivem do modo simples e suado, vivendo da caça,do artesanato e da sua religião que por mais que seja grandes as dificuldades eles não perdem sua fé. A flora é do clima seco do sertão que são a xiquexiques, Juazeiro,mandacarus entre outros vegetações que fazem parte do bioma. A caatinga tem uma fauna que abriga mamíferos,anfíbios, répteis, peixes, aves que são representados no Museu do sertão, que é vasto de informações sobre a cultura do sertão brasileiro, mostrando a arte, a religião a cultura.
Aluno:João Antonio dos Santos Lima
Série:3° ano A vespertino
Os filmes "Abril despertar" e "Caminhando nas nuvens" Mostra a realidade vivida no sertão brasileiro da pobreza e da falta de informação das pessoas mostrando a força da tradição. Traz ao telespectador uma reflexão sobre problemas latifundiários do Brasil, a vida difícil do sertão nordestino, o patriarcalismo rural e seus costumes rígidos. Além de possuir uma ótima atuação, conta uma história muito boa e traz uma lição de esperança, força-de-vontade e bravura. Os filmes nos possibilita a existência de dois sertões: um já conhecido e marcado pela seca, pelo
ResponderExcluirsofrimento, pela violência e pelas injustiças sociais; e um “outro” em que seus
habitantes jogam com a paixão, podem reverter a ordem estabelecida ou, simplesmente,
reencontrarem-se, sem se preocupar com uma macromudança social. O bioma presente nos filmes é a caatinga,agricultura era a principal responsável pelas exportações. Naquele contexto também evidenciava a relevância em possuir uma propriedade rural. Os sertanejos vivem uma vida muito simples e dura se alimenta de animais mamíferos e de aves que são representado no museu do sertão . Aluna- Aline Teixeira Série- 3 ano matutino
O sertão castiga aqueles que não tem condições e trabalha duro para poder comer. Os filmes, Abril despedaçado e o Caminho das nuvens representa o sertão brasileiro, e mostra detalhado como as pessoas viviam, trabalhavam e o que faziam para poder ganhar cada real que valesse a pena. As famílias eram grandes, o trabalho era dobrado e o dinheiro muito pouco, mas a fé que tinham era muito maior do que tudo isso, de que uma vida melhor estava chegando. Passando dificuldade por onde andava, indo atrás de trabalho que pagasse bem para alimentar a família. enquanto isso iam engolindo a fome, dormindo onde podiam e seguir nos próximos dias até que tudo melhorasse.
ResponderExcluirO bioma que representa os dois filmes é a caatinga. Os sertanejos viviam do que era possível dia após dia, de forma simples. São representados através da agricultura, caça, artesanato, principalmente o cangaço e a sua religião. A flora é adaptação do clima seco que são Xique-Xiques, e mandacaru entre muitas outras vegetações. A sua fauna a briga mamíferos, peixes, aves, anfíbios e répteis. O Museu do sertão de Petrolina representa ricas informações sobre a cultura do sertão brasileiro.
Aluna: Maria Eduarda de Sousa Lima
Serie: 3 ano Matutino
Marcos Rocha comentario
ResponderExcluirNos filmes sugeridos podemos ver a história de duas famílias que mesmo com todas as dificuldades vividas alguns membros de ambas, conseguiram ter contato com a arte, sendo através da leitura, espetáculos, musicas e artesanatos. Bem como em "abril despedaçado" Pacu ( o filho mais novo do casal) ganha um livro, e mesmo sem saber ler o menino consegue inventar as suas próprias histórias através da ilustração usando a sua imaginação, no decorrer do enredo os dois filhos do casal fogem para assistir a um espetáculo de circo. Também em " o caminho das nuvens" em uma família de 5 filhos a suar maior fonte de renda é a música e ao fim do filme eles vivem no RJ através do artesanato.
ResponderExcluirÉ possível identificar nos filmes e no museu algumas características do serão, encontradas nos cenários e nos quadros como, uma vegetação marcada pelo bioma da caatinga, que inclui uma vegetação rasteira, arbustos espinhentos e árvores de pequeno porte e troncos retorcidos. Já como característica do sertanejo é visível as vestimentas, apetrechos e estilos de arte mostrados no enredo e no museu.
Aluna:Kethleen Giulia; série: 3º único, matutino
Literatura :A vida no sertão é algo que está sendo retratado nos filmes "Abril Despedaçados" e "O Caminho das Nuvens " , eles mostram a triste e dura realidade das famílias pobres e as dificuldades que elas passavam para ter o que comer, a dureza vívida por essas pessoas leva aos telespectadores ter mas um pouco de consciência e ver que essa é a realidade de muitos ,e parar para refletir que a fome mata e dói muito para aqueles que passam por ela. Apesar da realidade ser cruel ,a literatura e a arte se faz bastante presente em detalhes , e encanta a todos com os gestos simples , e os cantos mas que cativa os leitores.
ResponderExcluirBiologia: o bioma presente é a caatinga , os sertanejos viviam de forma humilde e simples sem nenhum tipo de riqueza material , eles viviam da caça,do cangaço , do artesanato e da sua religião por mas que as dificuldades fossem grandes, jamais perderam a sua fé .A flora é o clima seco do sertão que são os xiquexiques , Mandacarus , Juazeiro e várias outras vegetações que compõem a natureza. Tem uma fauna que abriga espécies de mamíferos, anfíbios, aves ,peixes ,répteis que está representada no Museu do sertão que é cheio de informações sobre a cultura do sertão brasileiro.
Aluna:Amanda de Jesus Silva
Serie:3 ano Matutino
Nos dois filmes “Abril despedaçado” e “Caminho das nuvens “ ,podemos perceber como a vida no sertão nordestino é difícil. Mostra como as pessoas lutavam para apenas ter comida na mesa. Em Abril despedaçado, vemos uma realidade de famílias vivendo com uma tradição antiga , e a falta de informação , e já em Caminho das nuvens , a família está em busca de uma vida melhor, e ignora as dificuldades disso para ter condições melhores . Apesar de todos os problemas vividos ,a arte, leitura e o canto está presente. E mostra ao telespectador a importância de se ter esperança.
ResponderExcluirO bioma que encontrado nos dois filmes é a caatinga. A flora com o clima seco, é com as plantas rasteiras, como os xique- xiques ,mandacaru . A fauna presente é com os mamíferos , peixes, répteis ,aves e anfíbios. Os sertanejos viviam de forma simples e sem nenhum tipo de riqueza , viviam do cangaço e caça, artesanato e por mais que a vida estivesse difícil e complicada, permaneciam com a sua fé e religião. O Museu do Sertão de Petrolina ,nos apresenta informações sobre a cultura do sertão nordestino.
Aluna : Glenda Cecília Pires ,3° ano matutino
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOs filmes "O caminho das nuvens" e "Abril despedaçado" são bem semelhantes pois mostram o que acontece no Sertão brasileiro, onde eles geralmente não tem o que comer, a luta de todos os dias é a tentativa de sobreviver a seca, e a dificuldade de não haver água para beber não ajuda nada a ganhar essa luta, os sertanejos também demonstram ter um sonho de ir para cidade para ter uma vida melhor com mais oportunidades. Várias cenas mostram algumas relações com a arte e a literatura. O jeito de falar, gestos e as musicas que nas maiores dificuldades sempre encanta a todos.
ResponderExcluirO bioma visto nos filmes é a caatinga. Os sertanejos vivem de uma forma humilde e trabalhadora, sobrevivendo a base da caça, do artesanato e da religião que por mais que as dificuldades sejam enormes eles não perdem suas esperanças. A flora é do clima seco do sertão que são a xiquexiques, Juazeiro,mandacarus entre outros vegetações que fazem parte do bioma. A caatinga tem uma fauna que abriga mamíferos,anfíbios, répteis, peixes, aves que são representados no Museu do sertão, que é vasto de informações sobre a cultura do sertão brasileiro, mostrando a arte, a religião a cultura.
Aluno:João Marcelo dos anjos Almeida Magalhães
Série:3° ano A vespertino
Em ambos filmes , "O Caminho Das Nuvens" e "Abril Desperdiçado", demostra toda dificuldade das família que habitam no sertão encontram de conseguir alimentos,água, emprego e ajuda, onde a cada dia que passa é uma luta diferente pela sobrevivência. Além dessas dificuldades demostra o sonho e vontade de vencer na vida, de manter sua família bem, assim como há também a responsabilidades dos filhos se torna um homem e poder ajudar sua família trabalhando e futuramente cuidar de sua esposa. Vimos muitas característica literária quando vimos as artes, festas típicas, eventos, cantigas e uma crença forte no Padim Ciço, figura religiosa muito importante no sertão.
ResponderExcluirEm relação ao bioma reparamos a caatinga, com clima quente e bem seco, com plantas rasteiras e secas. Pelo fato de ser muito seco o clima, as plantas perdem as folhas eu ficam com uma cor meio esbranquiçada, tem bastante mosquito por motivo do clima e predomina muito a caça para a alimentação. Já no Museu do Sertão demostra uma fauna com varias espécie de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, que muitas vezes serve de alimentos ao povo sertanejos.
Aluno: Nilton Lucas Silva Santos Bento
Série: 3° ano A Vespertino
Os filmes Abril Despedaçado e O Caminho das Nuves mostram a vida de duas famílias principais que vivem no sertão e encara a dificuldade do mesmo com a falta de recursos para sobreviver como por exemplo a falta de água. Ambos os filmes mostram a dificuldade de viver no sertão Brasileiro e também apontam os desejos dos personagens de achar um lugar melhor para se estabilizar e conseguir se manter em uma condição melhor do que aquela que eles viveram. O Caminho das Nuvens se trata de uma família que saiu de sua cidade natal para ir ate o Rio de Janeiro de bicicleta com a intenção de conseguir uma vida melhor e por todo o filme conseguimos ver claramente a dificuldade dessa família de viver na estrada muito semelhante ao livro Vidas Secas, já Abril despedaçado mostra o desejo de vingança, a rivalidade entre famílias, tradições antigas e entre outros aspectos.
ResponderExcluirJá quando falamos dos biomas encontrados nos filmes sugeridos podemos ver claramente que eles se tratam da caatinga por causa da vegetação seca com arbustos espinhentos e com pouquíssimas folhas. As plantas encontradas nesse local se adaptaram ao clima semiárido do nordeste e uma dessas árvores que não perdem as folhas é o Juazeiro que consegue captar água no subsolo e os animais encontrados no sertão são aqueles que também estão adaptados ao clima seco, no caso os répteis e algumas aves.
Aluna(o): Anna Caroline Silva Neves
Série: 3 ano Matutino
Nos filmes "O caminho das nuvens" e "Abril despedaçado" mostram uma vivência do povo sofrido que habitam o Sertão Brasileiro, que apesar de uma seca e independente dos problemas enfrentados, eles persistem em lutar e transbordar uma força, esperança e alegria. De vida uma vida difícil, eles muitas vezes decidem se mudar para outro lugar, para começar em uma nova vida. Apesar da realidade cruel, a literatura, a música e a religiosidade pontos marcantes nos filmes .
ResponderExcluirA vegetação dos filmes é marcada pelo bioma da caatinga, que inclui uma vegetação rasteira, arbustos espinhentos e árvores de pequeno porte e troncos retorcidos. O clima predominante do Sertão é o clima semiárido com temperaturas elevadas o ano todo e chuvas irregulares. O museu do Sertão de Petrolina apresenta informações enriquecidas do sertão e do povo sertanejo.
Aluna:Sabrina Souza da Silva Santos
Série:3° ano A vespertino
Ambos os filmes contam a realidade de muitas famílias nordestinas que viviam em disputas sanguinárias entre famílias, a seca e a fome. Em " O Caminho das Nuvens", o filme trás uma narrativa de luta e esperança de uma família paraibana que decide ir até o Rio de Janeiro em busca de uma condição melhor de vida. Já em " Abril Despedaçado" conta a tradição do " olho por olho", que aconteceu entre os séculos XIX e XX, onde famílias a fim de conquistar novas terras matavam membros de outras famílias. O bioma retratado nos dois filmes é de caatinga, com baixa predominância de chuva, com clima extremamente quente por ser uma região semiárida, e com uma vegetação xenófila composta por umbuzeiros, Xique-Xique, juazeiros, carnaubeira e o mandacaru. A fauna Caatingueira é bastante variada com a presença de espécies como o macaco-prego, a ararinha azul, o veado-catingueiro e o preá. A maior ameaça a fauna é a caça irregular das espécies e da destruição a vegetação, como as queimadas e desmatamentos.
ResponderExcluirAluna: Camila Ribeiro de Almeida- 3° ano A, vespertino
(1°)
ResponderExcluirAmbos os filmes relatam a pobreza e a luta pelo sustento , abril despedaçado aborda o grande esforço de uma família que tem sua economia baseada na venda de rapadura,e que vive em constante rivalidade por tradições famíliares, já o caminho das nuvens mostra o longo percurso de uma grande família que utiliza a bicicleta como seu meio de transporte , para ir atrás de um emprego que valorize o seu trabalho e pague o necessário para o sustento, o que seria hoje em dia o salário mínimo
(2°)
Como o clima é semiárido, percebe-se que nos dois filmes os cenários são de seca , que caracteriza o sertão brasileiro, a vegetação predominante é a caatinga. E o homem sertanejo caracteriza-se como o representante da família com um senso de superioridade.
Aluna:Nayelle Pereira Azevedo- 3°ano matutino
Literatura: Os filmes "Abril Despedaçado" e "Caminho das nuvens" se passam em épocas diferentes , mas abordando a temática da vida sertaneja e as dificuldades enfrentadas . Em Abril Despedaçado podemos presenciar a rivalidade entre duas famílias causado pela disputa de terras e a rotina cansativa para ter o que comer. O enredo de Caminho das nuvens tem uma proposta mais leve e mostra a luta de uma família por uma vida digna e um emprego que pagasse um salário melhor de " 1000 real"
ResponderExcluirBiologia: O bioma encontrado no decorrer do filme é catinga , com o clima semiárido e com uma vegetação rasteira. A paisagem é seca , esbranquiçada e a maioria das plantas tem poucas folhas. Sendo assim, o solo é pobre e infértil dificultando a sobrevivência da população nativa.
Aluna: Vitória Silva de Jesus
Série: 3° ano matutino
Os filmes “ Abril despedaçado “ e “ O caminho das nuvens “ mostram a realidade que eles vivem no sertão brasileiro, onde existem muitas dificuldades para comer, beber e muita pobreza. Durante o filme, passam algumas cenas que mostra a literatura presente, como os cantos, artes, a leitura que era muito importante que apesar de ter uma vida sofrida no sertão, apreciavam a todos.
ResponderExcluirBiologia: A caatinga era o bioma que predominava. Os sertanejos tinham uma vida comum, vivam de cangaço, caça, mas mesmo assim acreditavam em sua fé. Tinha o museu do sertão com mamíferos, aves, peixes que serviam de alimentos para os sertanejos.
Aluna: Bianca de Assis Veiga Série: 3 ano A, vespertino
"O caminho das nuvens" e "Abril despedaçado" são filmes que relatam o sertão do Nordeste brasileiro em uma vida difícil e sofredora, mostra a pobreza, a falta de informação entre as pessoas e o trabalho duro para conseguirem sobreviver as dificuldades que passavam, como por exemplo a fome, a sede e a falta de dinheiro. Ambos filmes apresentam aspectos em comum, os dois mostram a tristeza e dureza da vida no sertão nordestino, mostram a seca e a busca por uma vida melhor dos personagens envolvidos.
ResponderExcluirO bioma representado nos filmes é a caatinga, sua flora é bastante diversificada, mas destacam-se os cactos, como o mandacaru e xique-xique, as bromélias, como a macambira, e as leguminosas, como a catingueira. A fauna concentra várias espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e muitos tipos de peixes. Em relação aos sertanejos, eles tinham uma vida simples, e apesar das dificuldades sempre procuravam viver pela caça, agricultura, artesanato, entre outros. O museu do sertão de Petrolina
apresenta a cultura do artesanato, a moradia rural, os valores da economia, da religião, ou seja, a sociedade sertaneja como um todo.
Aluna: Stephanie Milena Reis de Oliveira
Série: 3°ano/Vespertino
Os filmes são um exemplo da desigualdade vivida por muitas famílias brasileiras. Para tentar mudar a sua situação de vida é necessário conhecimento e coragem por causa da falta de oportunidades. No trajeto podemos perceber o sofrimento e as dificuldades deles em tentar sobreviver, realidade essa vivenciada por muitas famílias do sertão brasileiro, que saem à procura de novas oportunidades.
ResponderExcluirEm ambos os filmes e no Museu do sertão é possível observar a flora e a fauna do bioma caatinga com a presença de mandacaru, vegetação rasteira, xeque-xeque, diversas espécies de répteis, aves, anfíbios e mamíferos. O solo rachado, rios secos, a alta temperatura são características que podemos notar nos filmes e que faz parte da vida sertaneja.
Aluno: Jonas Bispo Mendes
Série: 3°Ano U, Matutino
Os filmes "Abril despedaçado e "O caminho da nuvens vem retratando uma verdade cruel e desconfortante que é apagado do mapa das pessoas,eles mostram a vida das famílias que habitam o sertão brasileiro e enfrentam a dificuldade frequentemente pela sobrevivência na terra onde tudo é difícil seja encontrar água,plantar e entre outros recursos essências para a moradia naquele lugar,os filmes também apresentam uma força de vontade é fé surpreendente dos personagens que mesmo com todos esses problemas que o sertão apresenta ainda correm atrás da conquista de uma vida melhor.O clima predominantemente e o seminárido caracterizado pelos longos períodos de seca os cursos d, água do sertão são geralmente formados por rios temporários com exceção do rio São Francisco,a vegetação predominante e a caatinga que inclui uma vegetação rasteira arbustos espinhosos e árvores de pequenos troncos distorcidos
ResponderExcluirAluno:Marcos da Silva Araújo
Série:3°ano/Vespertino
Os filmes “Abril Despedaçado” e “Caminho das Nuvens” apresentam como pode ser triste e hostil a realidade vivida por diversas famílias do sertão nordestino brasileiro. Em ambos, a tradição e os costumes típicos do interior sertanejo estão presentes, e podem ser amplamente percebidos a partir da visão das duas famílias representadas. A religiosidade dos personagens, a rivalidade presente especificamente em “Abril Despedaçado”, o cuidado com preservação da dignidade da família somada à busca incessante pela melhoria de vida (razão pela qual muitas pessoas do sertão migram para os grandes centros urbanos) tornam as obras muito interessantes e fiéis à realidade.
ResponderExcluirPartindo para as características do sertão e do sertanejo presente nos filmes, temos a caatinga, bioma que cobre boa parte da Região Nordeste e é caracterizada pela vegetação rasteira (levando em consideração que os filmes foram rodados no interior dos estados da Paraíba e Bahia) com a presença por exemplo do juazeiro, árvore tipicamente sertaneja citada em “Abril Despedaçado” e com exemplar da madeira presente no Museu do Sertão de Petrolina além de outras plantas típicas desse bioma.
Aluna: Taíssa Santos de Oliveira
Série: 3° ano U - Matutino
Os filmes Abril Despedaçado e caminho das nuvens mostra realmente oque acontece no sertão a rivalidade entre famílias, de como era resolvido antigamente, as dificuldades enfrentadas para sobreviver. O esforço de uma família desempregada que sai do sertão atrás de um trabalho digno para sobreviver os filmes também passam cenas com literatura e artes.
ResponderExcluirBioma é caatinga, mandacaru, Xique-Xique, cactos. A fauna tem muitos tipos de peixes, aves, répteis. Sertanejos era pessoas simples e com seu trabalho digno que vivia da caça artesanato.
Aluno: Erick de jesus Leite
Série: 3° matutino
Os filmes “Abril despedaçado” e “Caminho das nuvens” relata a realidade das famílias pobres do sertão, que estão sempre a procura da sua melhora, lutando todos os dias para ter sua refeição diária ambos demonstram a dificuldade e a tristeza e várias necessidades que um cidadão do sertão passa para ter um alimento. O filme Abril despedaçado conta uma história em que duas famílias pobres lutam por terra e fazenda, que já tinha sido de uma família e agora é de outra, e assim sucessivamente ao longo das gerações, possamos ver que essa luta é uma das características da realidade das famílias do sertão até os dias de hoje.
ResponderExcluirO bioma apresentado nos filmes é Caatinga que costuma ser bastante seca, com espinhos, cactos e pouquíssimas folhas, o solo com aspecto pedregoso.
Aluna: Laís Regina - 3ano/Matutino
LITERATURA: O sertão brasileiro é um local de grande sofrimento, e nos filmes "abril despedaçado" e "caminho das nuvens" retrata toda a dificuldade, de como viver e lutar pela sobrevivência sem perder a esperança de haver dias melhores. Pode-se perceber a grande união da arte, a literatura e a trilha sonora que causa um grande impacto nas cenas tristes do filme, mostrando a realidade nua e crua do sertão.
ResponderExcluirBIOLOGIA: A caatinga é o bioma que traz a representação aos dois filmes. A presença da grande simplicidade vivida pelos sertanejos, tentavan sobreviver com as atividades agrícolas, o artesanato e a caça. Tinha uma flora a grande presença dos mandacarus, xiques-xiques e entre outras vegetações rasteiras, que se adaptavam ao clima quente. E a sua fauna é rica de animais de várias espécies. E por fim o Museu do Sertão de Petrolina que é um grande destaque pois abriga e carrega a grande história da verdadeira vida sertaneja.
Aluna: Kailane Anunciação Duarte
Série: 3 ano matutino
Ao fazer uma análise dos filmes, Abril Despedaçado e O caminho das nuvens, nota-se que em ambas produções a família está acima de tudo, onde temos Romão que que carece de um serviço de mil reais por mês.Na concepção dele, só assim poderá dar uma vida decente à sua família e temos o Tonho que é impelido pelo pai a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra. Entretanto, essas produções serve também para ilustrar um pouco sobre os problemas latifundiários do Brasil que repercutem até hoje e mostra a que ponto pode chegar duas famílias distintas. Mas o final feliz, como para todos os brasileiros que migram para o sonho da cidade grande, junto com o questionamento a lógica da violência e da traição está longe de acontecer.
ResponderExcluirEm virtude do que foi mencionado vemos que o bioma nos dois filmes são marcados pela caatinga, que inclui uma vegetação destacada em árvores de pequeno porte, troncos retorcidos, cactos e bromélias que se adaptam às condições da região. Grande parte das plantas perdem suas folhas, com o intuito de sobreviver com a falta de água. Assim, da mesma forma, os animais foram se adaptando às condições. Na fauna do sertão predominaram os répteis e diversos insetos. E por fim, temos o Museu do Sertão, localizado em Petrolina, seu acervo é constituído por mais de três mil objetos reunidos em coleções entre o meio ambiente, a cultura indígena, o artesanato, a moradia rural, os valores da economia, da política, da religião, da sociedade sertaneja como um todo, se apresentam em uma montagem museográfica e museológica bastante definida, entre estas, peças pertences ao cangaceiro Lampião.
Obs: Peço desculpas pela demora da postagem, tive alguns problemas e entre eles a questão da internet.
Aluna: Macyelle Gonçalves Umbelino
Série: 2° ano | Turno: Vespertino